... no meu infinito particular!!!

... no meu infinito particular!!!
"Não se preocupe com nada. Ore por tudo!"

sábado, 24 de novembro de 2012

É Sagrado Viver

Na ansiedade que faz parte da minha vida, depois de anos um tanto controlada (um tanto, tudo bem!), comecei a ler "É Sagrado Viver" do meu amado Padre Fábio. Confesso que fui surpreendida pelo livro... na verdade, desde o meu MARAVILHOSO "Tempo de Esperas" que mais de um ano depois, ainda presenteio amigas, pessoas queridas, sempre compro os livros de Padre Fábio esperando algo do tipo. É ótimo que os livros deles são completamente diferentes um do outro, mas a minha paixão e encantamento por Tempo de Esperas é tão grande que fico na expectativa em ser agraciada com outra leitura ao menos, parecida... mas tudo bem. 

É Sagrado Viver veio para mim como se fosse algo relacionado à Deus, mas não, é um Padre Fábio que eu não conhecia (como se eu conhecesse ele profundamente, quem dera! rs). São histórias da sua vida misturada a outras histórias, relatadas naquele livro tão forte e ao mesmo tempo, LINDO! Um Padre Fábio humano, homem, criança, adolescente... histórias de sua vida "pobre" mas, feliz! Histórias que podem pertencer a cada um de nós, não tem como não se identificar com ao menos, uma delas.

A história que me marcou (é, estou a apenas duas histórias do final do livro) chama-se "Olhar devagar", segue trecho:

"... Olhar apressadamente dificulta o crescimento do amor. Só a calma da contemplação nos faz perceber o que as palavras não contam. A intimidade se constrói com os olhos. Quando não existe, ainda que o outro esteja ao lado, nós o perdemos de vista.
O poeta já dizia que o silêncio só é insuportável àqueles que se amam. É verdade. Podemos medir o quanto somos íntimos é depois que já esgotamos nossas falas. Se depois das palavras o assunto não continuar nos olhos, então estamos longe de sermos íntimos. A intimidade é fruto do muito observar. E ser íntimo é desenvolver uma linguagem em que não cabem equívocos. Você tem até o direito de dizer que não entendeu nada do que o outro lhe disse, mas jamais poderá dizer que não entendeu o jeito como ele olhou para você. Os olhos não mentem." - É Sagrado Viver, pág.120.



Tem uma outra parte que achei tão bela quanto essa, ainda da mesma história, mas vou postar por dia pra não ficar ainda maior o meu texto.

Ontem eu comentava com um amigo como a intimidade é f... detalhes de vocês dois que só o outro tem acesso, situações muito íntimas que só o outro tem o poder e espaço de compartilhar. São situações que te mostram o quanto aquela pessoa te conhece e é importante pra ti. Isso me faz querer estar perto, sentir, dividir e tudo o mais porque a intimidade na sua totalidade, é para poucos, não tenho dúvida.

O olhar devagar está exatamente nesse meio, no momento em que você olha e sente o acontecimento, você começa a fazer parte dele, a querer fazer parte dele pois no momento em que você olha mas não vê, é porque aquele acontecimento não te interessa. É engraçado que a vida é exatamente dessa forma, se você não se interessa pelo fato, ainda que seja legal, você não vai "olhar devagar", não adianta! 

Os olhos não escondem o sentimento que você talvez não queira aceitar, queira mudar, ou qualquer outra coisa. Os olhos não tem como mentir, acho que é por isso que gosto e aprecio tanto o "olho no olho" porque ali, sei que terei a resposta verdadeira, ainda que os lábios não se movam e o corpo não consinta.


3 comentários:

  1. Ainda não li, mas já li alguns livros do Pe. Fábio. Confesso que fiquei com muita vontade de ler é sagrado viver. Deixamos cotidianamente de olhar verdadeiramente para tudo a nossa volta, pessoas, coisas, circunstâncias... Seguindo seu blog. Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, só hoje vi seu comentário. Obrigada por seguir meu humilde blog, estou precisando voltar a escrever :)
      Leia, vou reler para extrair o que ele tem de lindo.
      Fique à vontade!

      Excluir
  2. Olá Vanessa Lemos!
    Sempre que entro na pesquisa acabo chegando aqui pensei...
    “Encontro de almas que se reverenciam”.
    Obrigada pelo post. Carinhosamente,

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no meu espaço, volte sempre!!!

Meu cantinho

Tinha um blog no antigo Myspace do hotmail e me senti completamente abandonada quando tive que mudá-lo, já que nunca achei nenhum igual a ele... desisti, até que encontrei esse aqui e aos poucos, vou me identificando.
O interesse do blog é postar "desabafos", pensamentos, frases, posts que gosto e quero compartilhar. Hoje me encontro numa fase inspiradora e por isso, tanta atualização no blog, que se dependesse de mim, teria ainda mais. (rs)
Que você se perca ao entrar e não queira mais sair, desse espaço que é meu.
Pode entrar, fique á vontade. Ao sair, volte!
Bezos,
Vane